sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O esquecido Gradim merece estar aqui

Uma das tarefas deste espaço é dar luz a importantes personagens do nosso samba. Em muitas pesquisas e leituras que faço sobre alguns destes craques, as dificuldades são imensas. Na última postagem, citei dois esquecidos compositores, sobre os quais se tem pouca notícia, mesmo relendo livros que, para mim, são referências no assunto,  como os de Ary Vasconcelos (Panorama da Música Popular Brasileira) e o Dicionário da Música Popular Brasileira, de Ricardo Cravo Alvim. Hoje quero dar alguma luz a Gradim, sugestão feita por um assíduo leitor, em seus comentários.

Muito pouco encontrei sobre a vida de Gradim, cujo nome é Lauro dos Santos. Mas graças a suas composições e parcerias com Noel Rosa, Ismael Silva e outros, há registros de belos sambas, gravados no inicio da história do samba.

Sua primeira canção gravada foi "Vem, meu bem", na voz de Benício Barbosa, pelo selo Odeon, em 1928. Ainda identificado como Lauro dos Santos, teve a ventura de ser gravado por Francisco Alves e Mário Reis, dois dos maiores cantores da época, que registraram "Quá, quá, quá", em dezembro de 1930.

A dupla voltaria a gravar Gradim, em 1931, pela Odeon, através do samba "Nem assim", todos de sua exclusiva autoria, sem participação de parceiro. Temos a letra de "Nem Assim":

Ai minha vida
Oh Deus tenha pena de mim
Deixei a maldita malandragem
Para ver se endireitava
Mas nem assim

Para ver se endireitava
Eu deixei a malandragem
De que não adiantava
Nunca mais levei vantagem
Vou voltar a vida antiga
Pra voltar a ser feliz
Do contrário Deus castiga
Foi no samba que eu me fiz

Ai minha vida
Oh Deus tenha pena de mim
Deixei a maldita malandragem
Para ver se endireitava
Mas nem assim

No samba foi que eu nascí
Nele tenho que morrer
Porque isso eu já vi
Que é o meu maior prazer
Quem achar que não está bem
Pode até falar de mim
Não vou atrás de ninguém
Hei dei viver sempre assim

Gradim era mais um dos frequentadores dos bares do Estácio e conviveu com Ismael e aquela turma incrível e criativa que deu a roupagem definitiva ao samba que hoje conhecemos.

Participante também do bloco dos Arengueiros, que deu origem a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, Gradim foi da primeira geração de compositores da agremiação, ao lado de Cartola, Carlos Cachaça, Zé com Fome, o depois chamado Zé da Zilda, e outros. Integrou também a comissão de bateria, no primeiro e vitorioso concurso de 1932, ao lado de Maciste, Martins, Ismar e Lúcio. Seu nome sempre é citado como o responsável pela entrada de Jamelão, o mais famoso intérprete de sambas da Mangueira, na Escola.

Com Noel Rosa compôs "Quero Falar com Você", gravado em 1933, na voz do cantor João Petra de Barros.




Outro samba bem bacana incluí Ismael Silva e Noel Rosa na parceria com Gradim. É "Sempre Sorrindo", gravado também por João Petra e que integra a coleção "Noel Pela Primeira Vez", que, Graças Deus, tenho aqui comigo. 


Não sabemos outros dados de Gradim. Nada. Onde nasceu, em que ano e nem quando morreu. Achei referência de que foi um bom jogador de futebol, tendo atuado ao lado de Leônidas da Silva, o famoso craque da seleção, criador da bicicleta. Como muitos de sua época, Gradim faleceu vítima de tuberculose.

Outros sambas de Gradim são: "Samba na Mangueira", "Não se faz de inocente", e "Alegria", famosa na voz de Cartola, mas poucas vezes citada como parceria com nosso Gradim.


É isso aí... por esta é só. Vamos ver se acho alguma coisa sobre seu amigo Maciste. 

Um abraço e até a próxima. Fique à vontade para comentar e sugerir pautas pra mim...motiva-me muito. 





3 comentários:

  1. Não é que eu conhecia uma canção do Gradim e não sabia? Mas a culpa não é minha. Na contracapa do primeiro LP de Cartola, lançado em 1974 (!) pela Marcus Pereira, com direito a texto de Sérgio Cabral (pai!) e tudo, a música "Alegria" é atribuída apenas a Cartola. Quem sabe, se não tivesse havido Nara Leão, Cartola estaria hoje tão esquecido quanto seu parceiro Gradim?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cláudio Caldas,

    Falo com amante do samba, como foi bom ler sobre Gradim. Um dos principais parceiros do mestre Cartola. É uma raridade. Parabéns.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato meu caro Bessa. Este espaço, embora eu não consiga retomar a frequência, serve para dar luz a estes maravilhosos mestres. Abração

      Excluir

Fique à vontade para expressar-se. E muito grato pela visita. Volte sempre!