quinta-feira, 14 de abril de 2016

Salve Dona Ivone Lara, rainha do samba !

No último dia 13 de abril, Dona Ivone Lara completou 95 anos. Por ser negra, mulher e sambista, por si só, já é uma dádiva ter sobrevivido com altivez até aqui. A Rainha do Samba, merecedora da reverência de ser chamada de "Dona", compôs , ainda em 1947, com apenas 26 anos, o samba "Nasci pra sofrer", com o qual a Escola de Samba Prazer da Serrinha desfilou naquele Carnaval. O leitor pode imaginar o tamanho do feito? Pois num ambiente, predominantemente masculino, uma mulher ter um samba de sua autoria, escolhido para ser o hino da Escola, o samba-enredo da agremiação, num tempo em que a mulher ainda era vista como menos capaz, é algo extraordinário. Mas aconteceu porque seu samba e sua inspiração são maiores que os preconceitos da época e, até mesmo, os dos dias em que vivemos. Mas certamente isto só foi possível por ter se casado com o filho do presidente da "Prazer da Serrinha".

Lamentavelmente não conheço este samba. Mas pra gente não deixar de ilustrar sonoramente sua genialidade, vamos ouvir um samba de sua autoria e de Délcio Carvalho, cujo título diz que ela nasceu mesmo foi pra cantar e sonhar. Um dos mais emocionantes sambas, que incluí, há anos, no meu próprio pessoal repertório. Impossível não chorar...


Dona Ivone desde cedo aprendeu a se virar sozinha. Aos seis anos já era órfã de pai e mãe e foi matriculada num colégio interno, onde ficou por 17 anos. Mas, sendo sobrinha de Tio Hélio e Mestre Fuleiro, trazia no sangue o samba  e o batuque do Morro da Serrinha, localizado em Madureira , no Rio de Janeiro. 

Aos doze anos ganhou de presente de aniversário dos tios sambistas,  um pássaro. Um tiê-sangue. Como era muito "levada da breca", os tios ameaçavam soltar o passarinho se ela não se comportasse direito...pois é...acabou acontecendo e soltaram seu tiê-sangue da gaiola.  O fato marcante inspirou nossa Diva a compor seu primeiro samba, "Tiê-tiê". Deixo para vocês um registro , de 1976, cujo som não é bom, mas vale muito como documento histórico.


Dona Ivone Lara, que conheci na quadra do meu Império Serrano, merece muito mais postagens e homenagens de minha parte e de todo o povo brasileiro. Na semana que vem , se Deus quiser, posto mais sobre sua linda trajetória. Um abraço e até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para expressar-se. E muito grato pela visita. Volte sempre!