segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sambabook no ar

Recomeçar...


Quem gosta de samba não aprecia somente a música, o som, o batuque. Samba envolve muito mais que um prazer de audição. Um papo, um balanço ou um pagode com os amigos, regado à cerveja e alguma comidinha para acompanhar é outro exemplo. E ainda mais... Hoje, depois de tantos anos passados desde o primeiro samba gravado, outro prazer tem me motivado e divertido. Ler e conhecer mais sobre o tema, suas histórias e personagens, ir um pouco mais a fundo neste mar tão deliciosamente brasileiro, são uma das minhas ocupações prediletas, desde que, aposentado, tenho mais tempo pra isso.

Esta motivação me fez buscar e “pescar” inúmeros textos e, sobretudo, adquirir livros e mais livros que falassem do samba. E como o samba e o choro são muito próximos, um tema levou ao outro e o interesse se expandiu também. A curiosidade do conhecimento aguçou ainda mais.

Como consequência natural, nas rodas de samba e choro em que participava, sempre aludia a um fato, contava uma história interessante sobre samba, sobre choro, de algum livro que estava lendo, e percebi que todos mantinham uma extraordinária atenção ao que eu falava e até perguntavam mais, principalmente sobre histórias mais distantes dos dias atuais. Não há prazer maior do que perceber jovens interessados em aprender sambas e choros antigos... vê-los executar peças de Pixinguinha, cantar sambas de João da Baiana é, para mim, como um sinal de que a vida segue e, como diz o meu amigo Barão do Pandeiro, “samba e choro não é pra ser resgatado. Resgate é coisa de ambulância e bombeiro...”

Numa destas rodas, num papo bem gostoso, um amigo sugeriu que eu escrevesse sobre as leituras que vinham me entusiasmando tanto, produzindo um blogue. A princípio eu descartei a ideia, achando que um blogue se presta a criar muitos textos, a contar histórias atuais e coisa e tal...mas com o tempo e, percebendo que as pessoas leem muito pouco, resolvi  então criar este “sambabook”, com a principal finalidade de estimular as pessoas à buscar os livros originais, onde li as histórias e, certamente, aprofundarem-se nos temas, descobrindo novos ângulos de saber,  ver , perceber, tocar, cantar e viver estas maravilhas genuinamente brasileiras, que são o samba e o choro.

A ideia é ir escrevendo aos poucos, registrando sempre as fontes e estimulando um mergulho bem maior nos livros, nos discos, nos sites, nos jornais, nas revistas, e nas poucas ofertas de programas de rádio e tv que abordem o assunto. Espero que apreciem e partam , de forma voraz, para a leitura dos livros. Caso gostem muito deste espaço eletrônico, por favor, recomendem e espalhem para seus amigos que o sambabook está no ar. Boa leitura!

4 comentários:

  1. Até que enfim o blogue começou. Vou dar sempre um pulo por aqui para saber das histórias da MPB. Não há melhor trilha sonora para nossas vidas do que ela. João.

    ResponderExcluir
  2. Grato João, pelo incentivo e motivação.

    ResponderExcluir
  3. Caldas

    Eu também tenho uma pequena coleção, só que muito mais recente e em fita k7 (será que vai precisar explicar o que é isso ?).

    Como Mangueirense eu gostaria de ressaltar o Samba Enredo da Mangueira de 1955, As Quatro Estações do Ano, que tem como autores: Nelson Sargento, Jamelão e Alfredo Português. Mas compreendo que , graças a Deus, seria impossível listar aqui todos os sambas bonitos sem cometer injustiças.

    Sobre Samba Enredo, certa vez eu ouvi um programa na tv que lembrava da importância das Pastorinhas nas Escolas de Samba...sabemos que todos estes sambas passam por uma competição interna na sua respectiva escola.

    Antigamente quando não existiam as gravações, os sambas eram cantados ao vivo pelos seus autores e/ou intrepretes, e aqueles sambas que agradava ao gosto das Pastorinhas, por serem cantados com mais veemência por elas, tinha mais chance de "pegar" e sairem vitoriosos na quadra.

    É isso ...mais uma vez , parabéns Caldas.

    Paulo Malela

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar-se. E muito grato pela visita. Volte sempre!