Estamos no ano do centenário de nascimento de Wilson Baptista, um compositor e sambista dos melhores, porém pouco divulgado. Mas quem conhece seus sambas fecha com a opinião de Paulinho da Viola, que considera Wilson Baptista o maior sambista da nossa história.
Wilson foi contemporâneo de Noel Rosa, este sim além de genial sambista, reconhecido como tal. E quando Noel já era famoso por seus sambas, certo dia, em 1933, ouviu um outro samba de um novato no mercado e resolveu fazer uma resposta. O samba era "Lenço no Pescoço" de Wilson Baptista e a polêmica começou com a resposta de Noel com "Rapaz Folgado".
Eu gosto muito, e quero dividir com vocês, a explicação da polêmica feita por Henrique Cazes e pela Cristina Buarque. Percebam a beleza e a precisão dos versos destes dois excepcionais sambistas, através deste vídeo.
Para saber mais sobre a polêmica, há variedade do que ler. A motivação desta postagem veio do livro "Wilson Baptista e sua época" de Bruno Ferreira Gomes, que adquiri recentemente num sebo. Estou aguardando com muita expectativa uma nova biografia que o jornalista Rodrigo Alzuguir pretende lançar ainda este ano, sobre o Centenário de Wilson Baptista.
Não sei se o Wilson Batista foi o maior sambista de todos os tempos – como saber algo assim? O Paulinho não fez má escolha, nem farão os que preferirem outro do mesmo quilate. Gostei de ver o inconfundível traço do Nássara, o mais carnavalesco de nossos caricaturistas, na capa do livro citado. Ele e o Wilson Batista foram parceiros em algumas músicas. Gente como o Wilson e o Nássara fazem falta, mas a arte que deixaram fala por eles.
ResponderExcluirTani, do Grupo Segura o Choro, me mandou o seguinte comentário via e-mail:
ResponderExcluirMuito bom Kbça.
Parada dura para o Wilson heim, afinal, nada mais, nada menos do que o Noel do outro lado....rsrsrs.
Abçs,
Tani.
Parabéns Caldas,
ResponderExcluirPela postagem é uma preciosidade este video e enterder o porquê dos versos...Muito bom...Temos que tirar algumas, cabem no repertório.
Um abraço
Junior
Júnior,
ResponderExcluirGrato pela visita. É verdade, precisamos tirar elas todas e incluir no repertório do nosso "Estamos Marcados". Abração e volte sempre!